AteusBr é um tributo aos visionários que tentaram libertar a humanidade da escravidão religiosa. E o "Livro mestre" dos ateístas.

domingo, junho 24, 2007

Profetas ou esquizofrênicos?

Como nas batalhas que travamos com nossos concorrentes, nós mesmos e os que ficam para traz.
São sempre os mais inteligentes, os mais determinados, os mais agressivos ou os mais neuróticos, que venceriam.
Até por que, só existem 03 formas de alguém se sobressair.
A primeira seria sendo um superdotado.
A segunda, sendo esforçado e do tipo que não aceita um não como resposta.
E a última, ser do tipo que passa por cima dos que ficam na sua frente.
E Já que a esquizofrenia é um dos fatores que transforma o místico inteligente em uma “mente brilhante”. Pois alguns “grandes homens” e incontáveis heróis, profetas ou líderes, que realizaram alguma grande tarefa ou venceram algum enorme desafio, apenas teriam sido o que o momento histórico exigiu.
E ao longo da evolução humana, inúmeros esquizofrênicos com algum tipo de Epilepsia do Lobo Temporal (ELT), acompanhado de grande religiosidade, teriam se declarado um mensageiro de deus, um enviado do além ou afirmado que poderia se comunicar com outras criaturas.
Pois embora quando “falamos com deus” seja uma prece, quando deus ou alguma voz sobrenatural “falaria” conosco, seria uma Esquizofrenia.
Ainda que os esquizofrênicos precisem encontrar um público receptivo que creia em suas alucinações. Possa ser persuadido.
Seja contrário a racionalidade.
Não tenha dúvidas filosóficas.
Seja imune ao bom senso comum.
E seja compatível com os argumentos do líder.
Na época de Jesus só havia dois “diagnósticos” para estes tipos de perturbados, pois ou o esquizofrênico em questão era considerado um enviado de quem afirmava ou era rotulado de estar possuído pelo demônio.
Como a maioria dos esquizofrênicos, já são pessoas místicas, fanáticas ou perturbadas; as supostas “vozes”, “visões” ou recados sobrenaturais terminariam por fazer com que o doente acredite que alguém ou algum poder divino, satânico, extraterrestre ou sobrenatural, estaria tentando entra em contato com ele.
É interessante observar que as “mensagens” dos supostos “iluminados” só aparecem para os que sofrem de alguma grave alteração cerebral.
Pois caso o cérebro destes desorientados estivesse funcionando de maneira normal, “deus”, o “demônio”, os “extraterrestres” ou os seus supostos inimigos, jamais viriam incomodá-los.
No caso de distúrbios mentais graves como a esquizofrenia, o doente apresenta uma deterioração mental irreversível que envolve alguma alteração na sua percepção, como por exemplo, alguma crença não coerente com a realidade do mundo que o cerca.
A certeza de ser um enviado especial, o agravante de “ver” ou de “ouvir vozes”, que o manda fazer determinadas coisas.
Pois as mensagens que os esquizofrênicos afirma receber, são as suas próprias alucinações.
Só que, devido a alguma alteração ocorrida na área da percepção, o esquizofrênico se torna incapaz de diferenciar os seus próprios pensamentos dos fatos que ocorrem no mundo real.
As alucinações dos esquizofrênicos são conseqüência de alguma anormalidade cerebral severa. Determinadas lesões, alguma carência química, um profundo cansaço mental, alguma cicatrização mau feita, alguma pancada ou alguma herança genética.