AteusBr é um tributo aos visionários que tentaram libertar a humanidade da escravidão religiosa. E o "Livro mestre" dos ateístas.

sábado, outubro 11, 2008

Quebrando o relógio de Paley


Paley argumentou que, caso ele batesse com o pé numa pedra e alguém lhe perguntasse, como a pedra chegou a este local? Ele bem poderia responder que, a pedra esteve ali desde sempre, sem entender que sua resposta era absurda e irracional.

Mas se em vez de bater com o pé numa pedra, ele encontrasse um relógio e alguém lhe perguntasse como o mesmo havia chegado ali? Ele dificilmente responderia que o relógio sempre esteve no local onde o encontrou, até porque, pelo o que se saiba, o relógio não poderia ter estado ali desde sempre.

Embora no começo Paley, tenha concluído acertadamente que, se a explicação não serviu para o relógio, também não serviria para a pedra ou qualquer outra coisa(...) ao ser questionado sobre o surgimento de Deus e a sua natureza intrigante, PALEY em vez de afirmar que a resposta para esta questões seria um mistério tão grande, que somente um enviado do além poderia explicar.
Ou argumentar como Kalam que, Como algo infinito não poderia ser parte da realidade, a lenda de um ser infinito ou sem início, não passaria de uma fantasia.

Tendo chegado a um beco sem saída, PALEY simplesmente abandonou a razão e invocou a “fé”, o “mistério” e as palavras mágicas, que lhe seriam de grande utilidade, tipo, Deus é um ser tão especial, tão fantástico, tão poderoso e tão diferente de tudo que existe, que não poderia ter tido um criador.

Embora no começo Paley, tenha usado a razão e a lógica para defender que “não haveria uma criação sem um criador”.
Que tudo que existe teria um começo.
Que não poderia ter havido um começo sem uma causa.
E que algo deveria ter começado tudo.
Quando sua premissa de que “tudo teve uma causa”, colidiu com a versão de que “Deus não teve uma causa”; tendo ficado num “beco sem saída”, e se defrontado com um problema acima da sua capacidade, o teólogo inglês, em vez de fornecer uma resposta lógica, científica e real; preferiu se contradizer, recuar para o caminho fácil e mágico da fé e dos milagres, se agarrar na fantasia de que o seu Deus virtual, não precisou ter sido criado, e acreditar que seu Deus sempre teria existido.

Apesar da simplificação de Paley ser um “raciocínio circular”, conter um erro de origem e deixar de fora a verdade.
No que poderíamos chamar de “Desistência da apelação”, Paley trocou o raciocínio lógico, pela saída mágica e fácil de um suposto milagre; já que é comum que os místicos, preencham as lacunas do seu saber com dogmas ou fantasias.

Pois os ingênuos, emocionais ou supersticiosos que se agarram ao irracional, ao impossível e mesmo ao absurdo, terminariam trocando a ciência pela crença em fantasias que mesmo sendo ultrapassadas e ilógicas, ainda seriam apresentadas como sendo a última palavra do conhecimento humano.

Além de Darwin provar que não foi necessário um Deus para fabricar um relojoeiro, se aceitamos um Deus sem causa, por que o universo e a própria vida, também não poderiam ter surgido sem um criador?
E evidente que graças a evolução e a seleção natural, alguma célula primordial teria conseguiu vir a se tornar um ser humano, sem ter sido criada ou projetado na forma atual, por algum suposto Deus, pois não seria verdade que do nada não poderia ser criado nada. E a ciência já teria descoberto que do “Nada” foi criado “Tudo”, (inclusive a matéria, a energia, o espaço e até a ordem).

Para confirmar que o “Tudo” poderia virar o “Nada”, e que do “Nada” poderia emergir o “Tudo”, experimente somar a Matéria (+1), com a Antimatéria (-1), (ou seja, -1 com +1), pois o resultado zero, provaria que o nada total poderia se transformar em 02 elementos; sendo um de Matéria e o outro, um equivalente de Antimatéria.

Além da Matéria e da Antimatéria, não poderem coexistir no mesmo tempo/espaço, quando ambas se encontram, elas se aniquilariam mutuamente, virando pura “Energia desestruturada” e distribuída por igual, pois a soma da Matéria com a Antimatéria resultaria no Nada, já que a matéria sofreria uma morte térmica.