AteusBr é um tributo aos visionários que tentaram libertar a humanidade da escravidão religiosa. E o "Livro mestre" dos ateístas.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Moises seria uma versão de Nemo o legislador?

Para minimizar que em 721 a.C. Israel foi devastado pelos assírios.
Em 598 a.C., Nabucodonosor II invadiu Jerusalém, massacrou os judeus, estuprou as mulheres, destruiu o “Templo Sagrado” e levou os que se encontravam sob a proteção de Jeová, para a Babilônia.
Combater o politeísmo e o culto de imagens que crescia entre os judeus.
Justificar o “Templo sagrado” ter sido arrasado.
Reforçar os supostos poderes do Deus Jeová.
E fazer com que os sofridos anos de escravidão babilônica se transformassem em algo que desse algum sentido as agruras e sofrimentos porque passou o povo, que fizera um pacto com Deus, onde obedecer seria prosperar.
Pois o “povo de Deus” mesmo rogando a ajuda divina com Fé e persistência, foi escravo dos cruéis babilônicos, por cerca de 40 anos, até que Ciro II, o Grande (fundador do império persa), subjugou a Babilônia e permitiu o retorno dos judeus a Palestina...

Os escribas judeus incluíram o Êxodo no Tora, a fim de que o mesmo viesse a ser uma das fonte primárias, dos princípios éticos que sustentam a civilização ocidental.

Pois foi dessa forma ardilosa que no Século VI, a.C. (durante a reforma religiosa), e a fim de suprir uma necessidade da sociedade, que o Gênese foi reescrito.