AteusBr é um tributo aos visionários que tentaram libertar a humanidade da escravidão religiosa. E o "Livro mestre" dos ateístas.

quarta-feira, julho 23, 2008

Como surgiu o nome “Israel”?


A luta de Jacó e o Anjo. Obra do francês Alexander Louis Leloir, 1865.

È evidente que, tanto o Tora como a Bíblia apenas reciclaram as antigas lendas politeístas de religiões como o Rama, que foi transmitida há cerca de 8.6000 anos, por Melquisedeque.

Pois além do Tora Hebraico e a Bíblia cristã, estarem infestados de absurdos, eles estariam mais preocupados em doutrinar os místicos, do que propiciar que se possa enxergar a verdade.

Por exemplo.

Embora o nome “Israel” tenha origem em línguas extintas, como o ugarítico e o hebraico antigo.

O primeiro registro histórico da palavra "Israel" seja datado de aproximadamente 1211 a.C. e se refira a uma estrela egípcia... E não a um povo ou mesmo a um país.

Antigamente Israel se chamasse Eretz Israel, Sião ou Judéia...

E só se tenha começado usar a palavra “Israel” (sem adjetivos), após a fundação do Estado de Israel.

Na estratégia de dar sentido e engrandecer à transmigração dos hebreus, que ao serem expulsos do Egito se instalaram na Palestina.

Em seu tratado astro-teológico, e para fazer parecer que patriarcas como Jacó interagiam com Deus...

A mitologia judaico/cristã, relata que, o nome “Israel” significa “Aquele que luta com Deus”.

Pois segundo o Gênesis 32.28, “Israel” seria o nome que Deus deu a Jacó, quando Jacó com 97 anos, lutou a noite inteira contra um anjo...

"E então disse Deus, Não te chamarás mais Jacó, mas sim, Yis-ra'el".

A mitológica lenda em tela, teria ocorrido na noite em que Jacó cruzou o “Vale da torrente do Jaboque”, indo ao encontro de seu irmão Esaú, e lutou com o que se revelou ser um anjo de Deus...

Sendo que devido à persistência de Jacó durante a luta, Deus mudou o nome de Jacó para “Yis-ra'eI”.

E Jacó passou a chamar de “Peniel”o lugar onde a luta teria ocorrido.

Pois através da Sêfer Torat Cohanim (livro dos sacerdotes), assim como, do livro de Vaicrá (Ele Clama), que na Bíblia cristã equivale ao Levítico, os judeus alegam que, o nome “Israel” seria formado pelas iniciais dos principais patriarcas hebreus.

I = ISAAC
S= SARA
R= RAQUEL
A= Abrão
L= LEIA

Como durante o cativeiro Babilônico os judeus assimilaram diversas crenças religiosas dos que viviam na Babilônia.

Se temia que a Tora Oral fosse esquecida.

O povo de Israel estava se espalhando pelo mundo.

E a maior parte do que se estudava em cada Beit Midrash estaria sendo perdido.

Para criar um sentimento de unidade, os Sábios judeus decidiram escrever o que era estudado e as diferentes opiniões de cada Beit Midrash.

Pois foi dessa forma fraudulenta que, cerca de Mil e quinhentos anos após ter “ganho” a Tora no Monte Sinai, a Mishná foi escrita na forma de epopéia.

E se fantasiou que, os judeus seriam o Povo escolhido de Deus.

Todavia, mesmo a etimologia da palavra Israel tendo sido soterrada pelas versões milagrosas que, tentam engrandecer alguma mitologia.

No hebraico antigo não existindo vogais.

E na composição da Bíblia tendo sido usados alguns textos javistas e eloístas.

Em seu livro "The Christ Conspiracy, The greatest story ever sold", Uma crítica histórica às origens do cristianismo, o escritor Acharya S, (que é o pseudônimo de D.M.Murdoch), alegou que, o nome ISRAEL seria um acróstico onde se juntou o nome das divindades solares, Isis, a Mãe-Deusa da Terra; Ra, o Sol Deus egípcio; e EL, o Deus semítico Saturno.

I- Isis, seria a Deusa mãe suprema

S- Saturno, seria o Deus da agricultura, e que no hebraico era chamado de Shabbathai

Ra- seria o Deus Sol

El- o nome El que quer dizer “Deus” e se referiria ao patriarca ou chefe dos deuses, seria um Deus sábio, idoso e guerreiro.





Durante muito tempo o Deus "El" foi cultuado na parte Norte da Palestina, enquanto o Deus yhvh (Jeová) era cultuado mais no Sul.

Durante a transcrição dos textos judaicos para o latim, o nome “El” foi traduzido como “Deus”, e o Nome “Jeová” como “Senhor” ou “O Poderoso de Jacob”.

Mais com o tempo, e a medida que o Deus yhvh foi se transformando no Deus Jeová.

O Deus “El”, também chamado pelo epíteto poético de "Touro de Jacó" ou "Poderoso de Jacó", foi sendo esquecido.

Veja http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL652419-9982,00-DEUS+BIBLICO+PODE+SER+FUSAO+DE+VARIOS+DEUSES+PAGAOS+DIZEM+ESPECIALISTAS.html