AteusBr é um tributo aos visionários que tentaram libertar a humanidade da escravidão religiosa. E o "Livro mestre" dos ateístas.

domingo, julho 23, 2006

Soluções universais X soluções acidentais

Embora os humanos só tenham evoluído graças ao fato de que, no “Período cambriano” foram eliminados milhões de inimigos e a Terra se modificou. A existência atual de um ser capaz de questionar o sentido da vida, não foi um acidente que nunca mais se repetirá, mas sim, uma etapa mais sofisticada da evolução. Pois mesmo a consciência sendo um evento dificílimo de ocorrer, ela é apenas um aperfeiçoamento da Evolução biológica e intelectual, que fatalmente aconteceria com algum ser, em alguma outra época ou algum outro lugar.
A evolução humana não surgiu em função da nossa necessidade de sobreviver, de procriar ou de ter que procurar alimentos... Mas sim, graças à aptidão humana para aprender. Pela vantagem de podermos sonhar. Pelo fato dos humanos somarem as suas descobertas (ou se oporem às versões antigas). E porque a cultura humana é infinitamente mais variada do que a dos outros seres que existe ou já existiram. Como todas as espécies são forçadas a aprender e a acumular conhecimentos. Com o passar do tempo e os mecanismos da convivência competitiva; alguma espécie teria fatalmente que se destacar. Teria que se tornar consciente do que o rodeia. Acabaria sendo capaz de pensar matematicamente. E algum dia, terminaria questionando o sentido da vida. Caso a Terra repetisse o processo que originou as espécies, os sobreviventes da fornada em questão, jamais seriam como os atuais; pois tudo o que existe só teria as características atuais, devido a algum detalhe, seqüência evolutiva ou tipo específico de “solução paroquial”.
Cientificamente falando, os seres terrestres atuais são apenas umas das soluções que o código genético, com suas incalculáveis variedades possibilitou. E o homem atual seria uma das várias espécies africanas ou asiáticas, que teve capacidade de se entrecruzar e a de gerar descendentes fecundos. A ciência já comprovou que existiu vários Hominídeos diferentes dos que foram os nossos ancestrais, sendo que alguns teriam habitado a Terra na mesma época e competido pelos escassos recursos existentes.
Além de ser absurdo que só no planeta Terra possa surgir algum ser capaz de perguntar pelo sentido da vida ou de ter autoconsciência. O homem seria apenas a linhagem que atualmente domina o planeta Terra. Vale lembrar que o homem pratica uma seleção artificial dês que começou comer, criar, plantar, favorecer ou dificultar a vida dos animais, dos vegetais, dos inúmeros microorganismos e dos espécimes que interagem conosco. E que o destino dos humanos está e continuará entrelaçado com o de vários seres que também habitam a Terra.
lisandrohubris@yahoo.com.br